quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O IIPEFLOR é uma entidade em fase de instituição como organização não governamental de âmbito nacional, com atuação prioritária no Maranhão e, de imediato, na ilha de São Luís.

Para isso vimos mobilizando especialistas, pesquisadores, estudantes, políticos, empresários e voluntários de todos os segmentos da sociedade interessados nas boas práticas da preservação ambiental das bacias hidrográficas, em especial das FLORESTAS, MATAS CILIARES, SOLOS, AQUÍFEROS, LAGOAS. IGARAPÉS E RIOS EM ÁREAS URBANAS, SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Como  marco de referencia de sua atuação o IPEFLOR observa: O plano Nacional e o Plano Estadual  de recursos Hídricos; o prgrama Águas Perenes da Assembléia Legislativa; o Projeto Olho d´água , SEMA - Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão ; e a legislação e preceitos científicos relativos à preservação das águas doces.

O PP - Projeto Piloto do IPEFLOR é apreservação dos Aquíferos , Solos, Fauna e Flora do Sítio Rangedor 2 . no bairro do Clahau, Município de São Luís. Área 1 corresponde a ESTER - Estação Ecológica Sítio Rangedor , criada pelo decreto estadual numero 21.797, de 15 de dezembro de 2005

(A áerea 1 da ESTER  tem 126 hectares e, segundo a SEMA , será transformada em áerea de proteção integral, com recursos da ordem de R$ 2.51 milhões  oriundo de compensações ambientais pagas pela ALUMAR (via Sistema SNUCJ.) A ESTER  deverá ser utilizada como núcleo de pesquisas e de ecoturismo e monitorado pela Sema)

Olha  que gracinha vem comer perto da casa da mae Ritar . Olha só o que já fizeram tirando o barro com a área e a nascente do Rio Calhau.



A área 2  ainda não está demarcada (tem cerca de 80 hectares) e nem institucionalizada como integrante da ESTER, mas é parte indissociável do ecossistema de vegetação, solos e aquíferos da gleba Sítio Rangedor , umas  das principais reservas florestais e reservas de água doce (incluindo as nascentes do RIO CALHAU) da zona norte da região Metropolitana da Ilha de São Luís.



O PP- ESTER 2  está sendo organizado em parceria com a ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO SÍTIO RANGEDOR- APAS( em organização ), que tem como Presidente a Sra. Rita  Fiquene , ambientalista, educadora comunitária e artesã,  residente no local há vários anos .



O projeto-piloto está em fase de elaboração  e será levado  à SEMA, CAEMA, ALEMA, SEBRAE, PREFEITURA DE SÃO LUÍS, IBAMA, BATALHÃO AMBIENTAL, UFMA,UEMA E ALUMAR/ALCOA, para posterior aprovação. Já há esboço de Plano de Manejo, similar ao previsto para aérea 1 da ESTER.





Destacamos que a Área 2 da ESTER  está já circundada por ocupações populares espontâneas com cerca de 3.000 casas (Vilas N. Sª da Conceição 1,2 e 3;  e Portelinhas), e centenas de residencias  e condomínios  de classe média (ex: Altos do Calhau)



Por essas razões e por privilegiada localização a Área 2 vem sendo por grupos privados interessados em `` CONDOMINIZAR`` O TERRENO E TRANSFORMÁ-LOS em edifícios de apartamentos e casas para classe média alta.



Em virtude o trabalho comunitário permanente realizado há anos pela Sra. Rita Fiquene  , na área 2 , há um grande potencial de reversão dos danos ambientais observados e de promoção de ações sociais junto às comunidades de baixa renda, estimadas hoje em mais de 10.000 pessoas.



AS METAS DO IPEFLOR PARA A ÁREA 2 SÃO:

1- Elaboração de Estudo Socioambiental para caracterização científica do perfil ecológico e social e mensuração dos riscos ambientais.

2- Levantamento cadastral topográfico ; demarcação da sub-bacia  e definições dos limites de área de preservação permanente;

3- Elaboração  de projetos de lei e/ou decretos municipais e estaduais, visando à integração da Área 2 à ESTER e sua inserção no zoneamento do Plano Diretor de São Luís como área de preservação ambiental permanente(non aedificand para fins de comércio imobiliário);

4- Elaboração e Implantação do Programa de Educação Socioambiental e Artesanal Ecológico junto às comunidades lindeiras;

5- Anteprojeto do PLANO DE MANEJO , similar ao previsto

       .

  UIMAR JUNIOR MOSTRANDO A SUJEIRA  QUE JOGAM NO SÍTIO



Esta mensagem é uma síntese de um grande manifesto de intenções e ações que o IPEFLOR pretende realizar . Isso só será possível com a participação

motivada daqueles que detêm  conhecimento e/ou os meios para preservação do Meio Ambiente, promoção da Cidadania e do Desenvolvimento Sustentável , em favor das comunidades carentes e das futuras gerações.



ERIKA A VIGILANTE DO MEIO AMBIENTE . PROF ALCÃNTARA NA LUTA



Obrigados a todos.

Ronald de Almeida Silva , Arquiteto ; consultor `` ad hoc ``

e-mail : ronald.ouvidor@elo.com.br



Erika Lopes Nogueira

Presidente do IPEFLOR

E-mail : erikalnogueira@hotmail.com

fone-98 3248 2218 - 8165 0252



Uimar Junior

Vice-Presidente do IPEFLOR

E-mail : uimar@wavemar.com.br

Fone 98 3227 2369 81140895



ATUALMENTE ESTAMOS COM UM ABAIXO-ASSINADO EM FAVOR DA PRESERVAÇÃO INTEGRAL DO SÍTIO RANGEDOR  PARA LEVARMOS ATE O GOVERNADOR  PARA QUE A ÁREA 2 OU ÁEREA LESTE DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA SÍTIO RANGEDOR  SEJA INCLUIDA NO DECRETO DE LEI 21.797 DE 15 /12/2005 E ASSIM SE TORNE ÁREA PERMANENTE DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.





AS FOTOS ABAIXO REFERE-SE AO RANGEDOR 2 .VEJA

ELES ENTRAM NO RANGEDRO 2 E LEVAM O QUE QUEREM - BARROS, PALHAS E VÃO VENDER EM BARRACAS NA LITORANEA, BURITI, JUÇARA.

JOGAM PRODUTOS QUÍMICOS NA ÁREA E ETC

É HORA DE DENUNCIARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário